Muitas vezes e de muitos modos Deus tem se manifestado aos homens; ainda que seja por maneiras singelas, como o desabrochar de uma rosa em um dia de primavera, pela queda suave de alvíssimos flocos cristalinos produzindo tapetes infindáveis de neve, ou ainda, pela transição serena de um espetacular por de sol ao silencio da escuridão onde a Rainha da noite é coroada por uma multidão de estrelas a reluzir como pedras preciosas…

Deus deseja se apresentar aos homens em toda e qualquer situação, e faz das mais simples ocasiões um motivo para se encontrar com seus filhos e produzir neles verdadeiro encanto.

O homem tem necessidade de criar imagens para si, tanto para recordar algo passado quanto para tornar mais fácil a compreensão de verdades relacionadas a fé.

Por exemplo; A bíblia apresenta o templo de Salomão como a Casa de Deus na terra, baseado nisso, o ser humano tenta produzir edifícios – imagens – que tenham como objetivo elevar suas vistas às coisas celestes; são as Igrejas.

Estas podem ser extremamente belas, elaboradas e imponentes, revestidas de magníficos mármores e folheadas a ouro, produzindo no fiel a impressão de estar na própria morada de Deus, o que de fato é.

Mas muitas vezes, povos onde a riqueza material para produzir tão magníficas Igrejas é escassa, almas fervorosas utilizam de uma riqueza que possui valor incomparavelmente maior à riqueza financeira; a imaginação.

Alguém dirá: “Nossa, como uma Igreja construida e decorada com simplicidade pode ser bela? A simplicidade e a beleza não são coisas opostas?” Não há nada tão certo quanto o equívoco nesta afirmação.

A simplicidade jamais foi inimiga da beleza. tanto é assim que Deus, que é a Beleza incriada, é extremamente simples, e todas as suas obras possuem uma simplicidade singular. Os homens que, por causa do pecado, são por demais complicados para compreender a Deus, e por consequência ama-lo. A alma simples e humilde é capaz de criar verdadeiras maravilhas.

Um exemplo de simplicidade, beleza e amor de Deus, é a Igreja de São Sebastião em Manaus, no Amazonas.

Uma construção simples, cujas altas paredes foram artisticamente pintadas assemelhando-se a mármores de variadas cores. O teto, de um azul celeste com cenas relacionadas ao martírio de São Sebastião também conferem ao ambiente um ar de grande requinte, bem como os afrescos de Santos belamente pintados em suas paredes.

Essa simplicidade revestida de beleza é fruto de que? Do fervoroso amor dos fieis que, escapando por um tempo de suas necessárias ocupações, fogem em busca do convívio eucarístico com Nosso Senhor Jesus Cristo, que fica exposto durante boa parte da semana nesta mesma Igreja na Capital Amazonense.

Essa Igreja e muitas outras, que nos encantam por sua singela beleza, se assemelha ao cair da neve, o perfume dos lírios e a brisa da noite que Deus utiliza como pretexto para nos atrair e elevar a Ele.

Texto: Andrey Santos

Fotos: Arquivo Arautos do Evangelho