Ao recordarmos a figura de um Arauto, a primeira imagem que nos vem a mente é a de um jovem, para a grande maioria, vestido de um belo hábito e portando uma grande cruz sobre seu peito.
Essa Cruz que tanto caracteriza a um Arauto é motivo de duvidas para muitos; Afinal, o que ela significa?
A Cruz dos Arautos é conhecida como Cruz de Santiago, pois foi estilizada a partir dessa. Muitos dizem que essa Cruz se assemelha a uma espada, a essas pessoas poderíamos dizer que ela é uma espada de dois gumes; a Palavra e o Espírito. Ela faz recordar que a Cruz também é uma arma, sim, uma arma eficaz contra as investidas e ciladas do inimigo, com ela, todas as dificuldades são superáveis, sem ela, todo esforço se torna inútil.
Mas por que tão grande? Ora, em um mundo em que a propaganda do mal é tão fortemente difundida, o bem fica, como que, escondido, é necessário que o sinal da Redenção seja o mais chamativo possível, tomando o corpo por inteiro, para que todos saibam que devemos ser assumidos totalmente pela Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
E as cores, o que simbolizam? Nosso fundador, Revmo. Mons. João S. Clá Dias, escolheu as cores branco, vermelho e dourado. Branco, cor que simboliza a pureza ilibada, tanto de corpo quanto de alma, que deve caracterizar um verdadeiro filho da Virgem das Virgens. O vermelho, cor do Sagrado Coração de Jesus, mostra o sacrifício que é realizado para se manter sem macula essa Pureza, e o desejo de empreender todos os esforços em serviço da Fé. O Dourado, representa o amor a Lei de Deus e a Santa Igreja, e também, a nobreza da Sublime Vocação que esses jovens receberam, assim como a submissão a toda e qualquer legitima autoridade eclesiástica.
Mons. João Clá, quis que em nosso símbolo; A Cruz de Santiago, fosse transmitida uma mensagem de Alegria e de Esperança, Nosso Senhor nos disse que Seu jugo é suave e Seu fardo leve, frase admiravelmente refletida nessa Cruz. Ela nos faz lembrar mais da Ressureição do que propriamente a Crucifixão, importante mensagem, sobretudo em mundo tão carente do maravilhoso, e espiritualmente necessitada do consolo da Beleza Incriada que é Deus.
Texto: Andrey Santos
Obrigado por este artigo! A alguns anos sou “Padrinho” desta abençoada Associação e com grande alegria vejo-a brilhar no seio da Santa Igreja Católica de Cristo. Seu labor apostólico me faz mais feliz, mais Igreja e sou grato ao Senhor por me permitir conhecer e colaborar com os Arautos do Evangelho/ACNSF. Foi muito bom conhecer a “Cruz dos Arautos”. Conhecê-la ajuda-nos a perceber a beleza e grandeza da vocação dos Arautos e nos incentiva a apoiá-los cada vez mais, com nossas orações e sacrifícios. Gostaria de conhecer também outros aspectos da vida dos Arautos, como seu Hábito, seus Brasões, etc.. Dou-me a liberdade de deixar uma sugestão: seria muito interessante que a Associação publicasse um livro, direcionado aos seus colaboradores, e a todo o público, no qual pudesse se conhecer estes aspectos de sua Obra, bem como seu Estatuto. Glorificado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Salve Maria!
ESCLARECEU MUITA COISA E GOSTEI MUITO DO POST.