Ao recordarmos a figura de um Arauto, a primeira imagem que nos vem a mente é a de um jovem, para a grande maioria, vestido de um belo hábito e portando uma grande cruz sobre seu peito.

Essa Cruz que tanto caracteriza a um Arauto é motivo de duvidas para muitos; Afinal, o que ela significa?

A Cruz dos Arautos é conhecida como Cruz de Santiago, pois foi estilizada a partir dessa. Muitos dizem que essa Cruz se assemelha a uma espada, a essas pessoas poderíamos dizer que ela é uma espada de dois gumes; a Palavra e o Espírito. Ela faz recordar  que a Cruz também é uma arma, sim, uma arma eficaz contra as investidas e ciladas do inimigo, com ela, todas as dificuldades são superáveis, sem ela, todo esforço se torna inútil.

Mas por que tão grande? Ora, em um mundo em que a propaganda do mal é tão fortemente difundida, o bem fica, como que, escondido, é necessário que o sinal da Redenção seja o mais chamativo possível, tomando o corpo por inteiro, para que todos saibam que devemos ser assumidos totalmente pela Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

E as cores, o que simbolizam? Nosso fundador, Revmo. Mons. João S. Clá Dias, escolheu asCruz Processional da Basílica Nossa Senhora do Rosário cores branco, vermelho e dourado. Branco, cor que simboliza a pureza ilibada, tanto de corpo quanto de  alma, que deve caracterizar um verdadeiro filho da Virgem das Virgens. O vermelho, cor do Sagrado Coração de Jesus, mostra o sacrifício que é realizado para se manter sem macula essa Pureza, e o desejo de empreender todos os esforços em serviço da Fé. O Dourado, representa o amor a Lei de Deus e a Santa Igreja, e também, a nobreza da Sublime Vocação que esses jovens receberam, assim como a submissão a toda e qualquer legitima autoridade eclesiástica.

Mons. João Clá, quis que em nosso símbolo; A Cruz de Santiago, fosse transmitida uma mensagem de Alegria e de Esperança, Nosso Senhor nos disse que Seu jugo é suave e Seu fardo leve, frase admiravelmente refletida nessa Cruz. Ela nos faz lembrar mais da Ressureição do que propriamente a Crucifixão, importante mensagem, sobretudo em mundo tão carente do maravilhoso, e espiritualmente necessitada do consolo da Beleza Incriada que é Deus.

Texto: Andrey Santos