Numa tarde, ao passar por um bairro para visitar um doente, aproximou-se um menino para pedir-me um santinho. E dei-lhe, com a minha bênção.

Na manhã do dia seguinte, dirigi-me à igreja onde costumava celebrar Missa. Quando estava fazendo a ação de graças, entrou na igreja um homem alto, corpulento, com bigode e barba espessas. Do seu rosto apenas se via o nariz e a fronte.

Perguntou-me com voz trêmula e rouca, se podia atendê-lo em confissão. Respondi que sim, com toda solicitude que deve ter um confessor. E vendo muita gente à porta do meu confessionário, mandei-o para a sacristia, pois achei que devia atendê-lo separadamente.

Quando me sentei, o homem caiu de joelhos e desatou a chorar tão desconsolado, que não havia modo de tranquilizá-lo. Fiz-lhe várias perguntas para indagar a causa da sua aflição. Entre suspiros e soluços, contou-me o seguinte:

“Ontem à tarde o senhor passou pela rua de minha casa. O meu filho lhe viu e foi correndo beijar-lhe a mão e pedir um santinho. O menino voltou muito contente e, depois de ter olhado e beijado o santinho, deixou-o em cima da mesa e foi para a rua brincar com os colegas.

Por curiosidade peguei a estampa e pus-me a ler o que estava nela escrito. Não sei o que se passou em mim naquele momento. Cada palavra era um dardo a cravar-se no meu peito. Tomei logo a resolução de confessar-me. Passei a noite a chorar e a examinar minha consciência

Já que Deus se valeu do senhor padre para me fazer entrar no bom caminho, desejava confessar-me consigo.  Sou um grande pecador. Ando pelos 50 anos e não me confesso desde criança.  Tenho sido o chefe de um bando de malfeitores. Ainda haverá perdão para mim?”.

– Sim – respondi – há perdão para o senhor, visto que Deus é Pai infinitamente bom e cheio de misericórdia. Tenha confiança. Deus chamou-o e o senhor fez bem em não endurecer seu coração e ter resolvido logo a fazer uma boa confissão.

Em seguida confessou-se, dei-lhe muitos conselhos e a absolvição. Ele ficou tão alegre que não acertava em exprimir-se.

Se as folhas soltas e os santinhos tivessem produzido só esta conversão, já me daria por bem pago.

         

 Santo Antonio Maria Claret (1807–1870), fundador dos Filhos do Imaculado Coração de Maria

Revista “Cruzada” – Braga, Portugal  – Outubro de 2002

                                               .