O homem, sendo um ser contingente, ou seja, tendo necessidade de ser ajudado, amparado e auxiliado por outros, e sobretudo, por seu Criador, busca pedir a Deus aquilo de que tem necessidade; seja o socorro durante uma aflição, o consolo durante uma angústia, ou até mesmo, algum bem material necessário para sua subsistência.

Como o Divino Redentor nos ensinou na oração do “Pai Nosso” a mais perfeita e mais bela oração já proferida por lábios humanos; em certo trecho Ele diz: “O Pão nosso de cada dia nos dai hoje”. Ele nos ensina a pedir, não somente o pão material em si, vai mais longe que isso, nessa súplica está incluído tudo aquilo de que temos necessidade em nossas vidas.

Alguém poderia se perguntar: “E por que não se diz: ‘Dai-nos o pão’ em vez de ‘O Pão nosso de cada dia nos dai hoje’? Não seria melhor já fazer o pedido ‘ad aeternum’? Ou seja, para até o fim da vida? Numa tacada só?”

          “Minha alegria consiste em estar com os filhos dos homens”, Deus quer estar em contato conosco, Ele quer conversar conosco, como um pai que instrui e dialoga com seus filhos que tanto quer bem.

Meu caro leitor, você conseguiria imaginar a cena de um filho que troca uma ou outra palavrinha fria com seu pai, e depois o abandona e deixa de conversar com ele até o fim de sua vida pensando já ter sido suficiente? Um absurdo não? Poderíamos dizer que esse filho é um desnaturado com toda certeza.

Deus é nosso Pai, por esta razão, Nosso Senhor nos ensina a pedirmos sempre, diariamente, para assim, crescendo no contato e na intimidade com Deus, nosso amor a Ele também dilate e se expanda.

          Certa vez, Santa Teresa de Jesus em um de seus numerosos colóquios com Nosso Senhor, fez o seguinte pedido: “Meu Senhor! Aumentai o meu corpo, pois já não cabe mais!”. Ela cresceu tanto no amor a Deus que como que, sua alma já não cabia mais em seu corpo.

Outro motivo pelo qual devemos pedir cada dia, é que o homem, depois do Pecado Original, uma vez atendidas as suas necessidades particulares, movido pelo seu orgulho e egoísmo, se esqueça de seu Generosíssimo Senhor, e como no episódio do Santo Evangelho narrado por São Lucas, onde os leprosos foram curados por Nosso Senhor, não voltaram para lhe agradecer tão grande benefício, a pessoa satisfeita deixe de agradecer e de dar a devida atenção a seu Criador.

Portanto, sejamos fervorosos e insistentes na oração. A melhor forma de agradecer a Deus é pedir mais, Ele que é a própria Generosidade, sente esse desejo ardente de nos ouvir, para assim, manifestar ainda mais sua bondade e seu amor. E se Deus tarda em nos atender, é porque quer provar nosso amor, e quando Ele nos dar, será com uma benevolência muitíssimo maior do que aquilo que poderíamos esperar.

Texto: Andrey Santos

Fotos: Arquivo Arautos do Evangelho