O Brasil é o país mais atingido por raios do mundo, aproximadamente 60 milhões de raios

Raio em Campo Grande, à esquerda a torre da TV Morena

atingem o solo brasileiro por ano. Isso se deve a grande extensão territorial do país e ao fato de estar próximo da linha do equador. E a cidade de Campo Grande – MS é a capital mais atingidas por raios de nosso país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aproximadamente 14 raios por Km² ao ano.

Isso permite aos arautos fotografarem alguns raios, que são realmente magníficos por seu brilho e também por sua força. Estando próximo a umas dessas descargas elétricas percebemos o quanto o homem não é nada. Segundo o Inpe, em relação ao mundo, a cada 50 mortes por raios, uma é no Brasil. São cerca de 130 vítimas fatais e mais de 200 feridos por ano, um prejuízo anual na ordem de um bilhão de reais no país.

Vemos nessas estatísticas um dos dons do Espírito Santo, o Temor de Deus. Teme a Deus

Raios desde a sede dos Arautos em Cuiabá em 2012

quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração. Como nos diz a Sagrada Escritura, devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus, e o resto nos será dado por acréscimo. O mundo muitas vezes sufoca e obscurece o coração e todas as vezes que transigências fizemos às tentações, com certeza desprezamos a Deus Nosso Senhor. Quantas vezes preferimos a causa dos bens miseráveis deste mundo e esquecemo-nos de Deus! Quantas vezes tememos mais a justiça dos homens do que a justiça de Deus! Santo Anastácio a este respeito dizia: “A quem devo temer mais, a um homem mortal ou a Deus, por quem foram criadas todas as coisas?”. Não esqueçamos, portanto, de pedir ao Deus Espírito Santo a graça de estarmos em sintonia diária com os preceitos do Criador.