Pagode Japonês, ao fundo o Monte Fuji

Aprendemos em nossas catequeses que Deus é um Espírito Perfeitíssimo, ou seja, possui todas as qualidades em seu mais alto grau.

 

Ora, ao criar sua obra, quis Ele que de alguma maneira fosse representada nela atributos de sua própria perfeição.

Cerejeiras em flor no Japão

Por exemplo, vendo uma rosa, podemos ver estampada nela reflexos da beleza, candura e simplicidade de Deus, ou ainda, em um leão, o rei dos animais, reluzir aspectos da grandeza e majestade de Deus.

Pequena menina japonesa

Pois bem, isso que se dá com as criaturas também acontece com o homem, e sobretudo com os povos.

Uma vez que a cidade de Campo Grande é uma das maiores colônias japonesas do Brasil, tomemos como exemplo esse povo oriental.

Monte Fuji com suas neves eternas

Deus deu a eles uma grande capacidade de contemplação, e a natureza onde eles vivem contribui enormemente para isso; montes míticos, relva exuberante, panoramas formidáveis, riachos e lagos repletos de poesia…

 

Aspectos da natureza oriental

Em toda essa maravilha, o homem edifica sua residência em total harmonia com a paisagem, sobretudo com muita sabedoria; sabedoria na escolha do local e sabedoria na execução de sua construção.

Já me explico, uma curiosidade á respeitos dos famosos “pagodes japoneses”; edifícios de três a cinco pavimentos com telhados em forma de corda bamba e beirais que apontam para o céu. Com exceção das telhas, eles são totalmente feitos em madeira, desde os alicerces até a estrutura do telhado. Mas o mais interessante é que todas essas madeiras são encaixadas, quase sem nenhum prego, e assim é  construído o edifício.

Pagode Japonês.

Isso se dá por uma razão extremamente sapiencial; todos sabemos como são comuns os terremotos no Japão, e para evitar o desmoronamento dessas casas elas são construídas dessa maneira. Ao sofrer um abalo sísmico, a madeira pode vergar ou se deformar, mas não quebra com facilidade, ao passar o terremoto, ela volta ao seu formato original, sendo flexível, ela absorve o impacto. As madeiras encaixadas também dão à estrutura flexibilidade. Durante o tremor o prédio como que “bamboleia” evitando a sua queda. Muitos edifícios modernos  no Japão foram destruídos por terremotos, mas não existe um relato sequer de um pagode que tenha sido derrubado pelos mesmos.

Cerejeiras tendo ao fundo outro pagode japonês

Veja que simplicidade e que sabedoria para se vencer um tão forte obstáculo! E ao mesmo tempo que beleza e elegância no edifício. Sem dúvida alguma essa sabedoria é um dos frutos de almas contemplativas, que admiraram a ordem posta no universo por Deus, e não simplesmente o resultado de dezenas de estudos estruturais. Se assemelha à rosa que mencionamos anteriormente, simples, delicada e bela, criada com muita sabedoria.

Dessa maneira, vemos na “Terra do Sol nascente” essa demonstração de harmonia, mistério, simplicidade e sabedoria que não são senão reflexos da Suma Perfeição que é Deus.

Texto: Andrey Santos

 

Fotos:

www.generalfiles.me

www.aidobonsai.com

www.giantbomb.com

www.4shared.com

www.walldesk.com

www.lansongviet.com

www.kepguru.hu