Campo Grande se prepara para sediar em 2014 o tradicional encontro chamado “Tarde com Maria!” onde se reúnem os participantes do Apostolado do Oratório e da campanha “Salvai-me Rainha de Fátima”, para em um dia especial e repleto de graças fazer uma companhia à Nossa Senhora. Para tal, dois cooperadores dos Arautos foram até Maringá e Astorga para participarem desse encontro, onde escreveram um minucioso relatório:

No dia 26 de outubro às 14h30 min, deu início às atividades na cidade de Astorga, situada a 50 km da cidade de Maringá, uma cidade de boa estrutura urbana e habitacional, as ações foram desenvolvidas na Igreja de Nossa Senhora do Rocil. Teve início com a carreata de vários veículos que se concentraram em um trevo de acesso a cidade, passou pelas ruas centrais através do carro de som, foi possível informar a população da presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima naquele cortejo que estava visitando a cidade. Na Igreja, Nossa Senhora foi recepcionada pela Orquestra dos Arautos do Evangelho de São Paulo e Maringá. Na procissão de entrada teve presença de todos os terciários e coordenadores de oratórios. Os coordenadores dos oratórios e os terciários de Maringá e de Astorga ajudaram na organização do evento, no acolhimento das pessoas, na organização das filas para as confissões dos quatro padres Arautos.

O Sr. Miranda, Arauto e coordenador dos oratórios no Brasil, fez a abertura evidenciando a importância da devoção a Nossa Senhora através do Santo Rosário, rezou três Aves Maria e deu início a palestra proferida pelo Arauto Cicero Sobreira. Este apresentou uma simplicidade de quem possui uma experiência de vida consagrada em diferentes países, como a Filipinas e os Estados Unidos. Não tenho a intenção de detalhar a palestra, porém, devo afirmar que foi iluminada, brilhante, do amor de Maria. Após a palestra, houve uma apresentação da orquestra dos Arautos com várias músicas clássicas.

Ainda, no evento “Uma tarde com Maria” em Astorga – PR, foi realizada a investidura de túnica a uma terciária coordenadora de oratório pelas mãos e bênçãos do Reverendíssimo Pe.Takechi, diretor da casa dos Arautos de Maringá PR.

A culminância das atividades vespertinas se deu com um delicioso lanche oferecido pela comunidade da Igreja Nossa Senhora do Rocil. Neste contexto, foram encerradas as atividades nesta comunidade. As 19 horas iniciou a celebração da Santa Missa na comunidade Matriz de Nossa Senhora Aparecida, localizada na área central da cidade de Astorga.

Destaque para a arquitetura da Igreja, que foi anunciada como Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Antes da missa foi rezado o terço sob a orientação e coordenação dos Terciários dos Arautos do Evangelho da comunidade local. Isto demonstra que nas duas comunidades local as culturas, bem como, o carisma dos Arautos estão inseridas.

Foi fundamental a nossa observação à organização e participação dos terciários na organização do evento, desde o simples ato de recepcionar as pessoas, organizar as filas para os confessionários, preparar as tochas que são usadas pelos homens na procissão final.

A procissão de entrada teve a participação dos coordenadores dos oratórios e terciários e coroinhas da comunidade local.

A missa foi celebrada pelo Pe. Arauto, Carlos Coluçu da cidade São Paulo. A igreja totalmente lotada, calcula-se algo de mil pessoas. No final da missa houve a coroação de Nossa Senhora de Fátima, realizada pela terciária que recebeu a investidura de capa, e a coroa de Nossa Senhora de Fátima foi conduzida pelas aspirantes da ordem segunda da cidade de Maringá.

Na procissão teve tochas nas ruas da área central de Astorga, organizada com carro de som pelo Arauto Sr. Miranda, que rezou o terço e entoou os hinos em todo o percurso, com a participação da comunidade, das coordenadoras de oratório e os terciários de Astorga e Maringá.

A procissão terminou após as 22 horas, alguns grupo de oratórios, ficaram de vigilia com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátina até a primeira missa do dia seguinte.

Ainda, foi servido um jantar de encerramento para toda a equipe dos Arautos do Evangelho e terciários Organizadores.

Em Maringá participamos da abertura do evento no dia 2710/2013 (domingo) às 14 horas, observamos a participação dos grupos de oratórios e dos terciários que participaram no dia anterior (sábado) em Astorga. A sequência do desenvolvimento seguiram as mesmas do dia anterior. Assim, assistimos a abertura realizada pela banda dos Arautos do Evangelho de Maringá e SP. Foi muito bonito a entrada triunfal de Nossa Senhora acompanhada em procissão pelos membros do oratório de Maringá  e terciários. A palestra foi desenvolvida no mesmo estilo de Astorga. Os Padres arautos atendendo as confissões.

Diante deste contexto, as horas avançada do entardecer, tivemos que retornar à Campo Grande.

Benito Cristaldo e Marco Antonio Arruda