No Brasil a primeira semana de outubro é dedicado à semana Nacional da Vida,

Santa Casa de Campo Grande

onde termina no dia 8 de outubro que é o dia do Nascituro. Essa semana foi instituída em 2005, durante a 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nesse período as dioceses incentivam atividades que visam promover o valor da vida e a dignidade humana.

Em Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa e a Sra. Maria Amélia que trabalha no setor pastoral da Santa Casa, tiveram a iniciativa de visitar as gestantes e as mães, que acabaram de dar a luz, com as relíquias de Santa Gianna Beretta Molla (1922-1962) que é padroeira das gestantes, das famílias e símbolo em defesa da vida.

As mães ficaram muito contentes pela surpresa, que receberam em um momento de muita alegria. Mas também é preciso dizer que nem todos estavam em alegria, pois algumas crianças nasceram com certas dificuldades onde as relíquias foram sinal de consolo e proteção para as mães e os pais.

Santa Gianna é padroeira das gestantes, pois também teve dificuldades em sua gestação. Em setembro de 1961, no final do

U.T.I.

segundo mês de gravidez, vê-se atingida pelo sofrimento e pela dor. Aparece um fibroma no útero. Antes de ser operada, embora sabendo o grave perigo de prosseguir com a gravidez, suplica ao cirurgião que salve a vida que traz em seu seio e, então, entrega-se à Divina Providência e à oração. Com o feliz sucesso da cirurgia, agradece intensamente a Deus a salvação da vida da filha. Passa os sete meses que a distanciam do parto com admirável força de espírito e com a mesma dedicação de mãe e de médica. Receia e teme que sua filha possa nascer doente e suplica a Deus que isto não aconteça.

Alguns dias antes do parto, sempre com grande confiança na Providência, demonstra-se pronta a sacrificar sua vida para salvar a da filha: “Se deveis decidir entre mim e a filha,

Capela da Santa Casa

nenhuma hesitação: escolhi – e isto o exijo – a criança. Salvai-a”. Na manhã de 21 de abril de 1962 nasce Joana Manuela. Apesar dos esforços para salvar a vida de ambos, na manhã de 28 de abril, em meio a atrozes dores e após ter repetido a jaculatória “Jesus eu te amo, eu te amo” morre santamente. Tinha 39 anos. Seus funerais transformaram-se em grande manifestação popular de profunda comoção, de fé e de oração. A Serva de Deus repousa no cemitério de Mêsero, distante 4 quilômetros de Magenta, nos arredores de Milão (Itália).

Fonte: vatican.va