“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15) assim nos convoca Nosso Senhor Jesus Cristo a esta nobre missão de sermos seus mensageiros, ou se preferirem, seus missionários.

Todos nos perguntam sobre as botas… Afinal, porque os Arautos usam botas?

As botas são símbolo desse caráter missionário dos Arautos; aquele que está disposto a percorrer longas distancias para evangelizar, em qualquer terreno e a todos os povos, com um único objetivo; Cumprir esse divino preceito de difundir a mensagem da Salvação a todos, ‘’Ide e fazei discípulos meus entre todas as nações.”(Mt 28, 19).

Ora, muitas pessoas caminham sem rumo nessa vida, sem decisão, com passo cambaleante e irresoluto, sem saber para onde vão, ou pior ainda, caminham em vias que não são convenientes, nas vias do erro, do vício e do pecado. Um triste destino aguarda esses pobres coitados que se extraviam, o que fazer?

Deus nos convoca e sermos seus mensageiros, nos manda trazer de volta as ovelhas dispersas de seu redil.

Na idade média, os arautos eram os responsáveis por transmitir as mensagens do rei a cidades vizinhas e a outros reinos. Mas, que glória maior é poder ser um arauto não de um rei terreno, cujo reinado é passageiro, mas do Rei dos Reis, Senhor todo poderoso que domina todas as nações.

Arauto é aquele que anuncia, que proclama. Mas o que proclama? A boa nova de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Santo Evangelho; que caminha com passo firme e resoluto, rumo a um objetivo, em direção ao seu Ideal. Seu desejo é de que a luz que os guia se faça brilhar sobre toda a face da terra. Querem que esse Rei tome posse de seu reinado em todas as nações.

Quando alguém vive de acordo com os seus princípios, suas palavras e seus atos se tornam dotados de um vigor, de um fogo que barreira nenhuma pode conter. Um exemplo disso é o grande Apóstolo São Paulo, cujo entusiasmo pela pregação da pessoa de Nosso Senhor não se deixou abalar pelas inúmeras dificuldades que encontrou, entre elas, apedrejamentos, açoites, naufrágios e ciladas da parte dos outros e dos seus. Esse é o desejo de um Arauto, proclamar com todas as forças de sua alma, apesar das dificuldades que possa encontrar, o Evangelho da Salvação, e a promessa de Nossa Senhora de que por fim, seu Imaculado Coração triunfará.

Texto: Andrey Santos

Fotos: cavalariademaria.arautos.org