Estandarte de Nossa Senhora da Reconquista

Todas as instituições ou pastorais da Santa Igreja Católica buscam para si um padroeiro, ao qual consagram suas atividades, a fim de que intercedam pelo bom andamento de seu Apostolado.

As sedes dos Arautos do Evangelho também possuem seus padroeiros, que constituem verdadeiros símbolos, bandeiras, ou se preferirem, Estandartes gloriosos esvoaçando a seu favor.

   Nossa Senhora da Reconquista é a Padroeira da sede de Campo Grande, conhecida também como Nossa Senhora de Covadonga.

Ela apareceu no século VII, durante a resistência dos Astúrios ao Império Islâmico que invadia e devastava ferozmente a Península Ibérica.

Santuário de Nossa Sanhora de Covadonga – Espanha

Dom Pelayo, rei e líder da resistência espanhola, se refugiou nas grutas de Covadonga, na região do Monte Auseba, e com a intercessão da Santíssima Virgem, que lhe havia garantido a vitória, e apenas 300 homens, derrotaram o exército inimigo composto de 20.000 homens, e dessa forma, marcando o início da Reconquista Espanhola.

Em agradecimento a proteção da Virgem Maria, Dom Pelayo mandou edificar em Cova Dominicas, posteriormente chamada Covadonga, um Santuário em honra a maternal intercessão de Nossa Senhora em favor da Espanha, que depois de 14 séculos, continua sendo um centro de peregrinação dos fervorosos fiéis que buscam o consolo da Virgem de Covadonga.

Texto: Andrey Santos