São João Bosco já dizia aos jovens que frequentavam o Oratório: Fériae Misériae! (Férias = misérias)

        Quão fortes são os dizeres de São João Bosco! No entanto, quão salutar é sua advertência! Tanto é assim, que a Santa Igreja guardou este seu ensinamento para que perdurasse, e chegou aos nossos dias!

        Quando os jovens do Oratório lá se encontravam, estavam sob os cuidados e ensinamentos de São João Bosco. Mas, quando de lá se retiravam, ficavam expostos à prova da vida: Perseverar na prática da Virtude. Dentro do Oratório, o Santo os ensinava a viver corretamente, segundo a vontade de Deus. Fora, o demônio e o mundo os incitava ao pecado e a aversão a vontade Divina.

            Porém, São João Bosco nos ensinou a utilizar uma arma contra as forças do mal… O jovem quando está posta sob as luzes do Bem, do Belo, e da Verdade, se mantém e cresce apoiado no Bem, nas Virtudes e na Sabedoria. Logo, trata-se de pôr isto em prática: Ensiná-los e acompanhá-los no caminho do bem, sempre ocupando-os em boas coisas.

         O homem escolhe o caminho que quer seguir, no momento em que está sendo instruído, seja no bem ou no mal… Então, como fazer para que as virtudes cresçam no homem? A resposta não poderia ser mais fácil: Quando queremos que um brotinho se desenvolva em uma árvore robusta, o que fazemos? Sempre regamos; o colocamos numa terra boa e fértil; eliminamos as pragas assim que aparecem e etc. Assim também acontece com o ser humano! Quando se está na juventude, somos apenas brotos que aguardam os melhores cuidados. Quando bem cuidado, o broto cresce, dá flores e frutos: O broto se tornou uma árvore frondosa! Ou seja, o homem poderá dar seus frutos. Frutos de Santidade, Piedade que resultam de um verdadeiro Amor de Deus!

       Assim sendo, Os Arautos do Evangelho, preocupados com a juventude contemporânea, desenvolveram o “Curso de Férias”, que tem como objetivo dar uma boa formação moral e religiosa aos jovens.

10_Viagem_Ferias_20170118_0830_3840 x 5760

             O “Curso de Férias” reúne, ao máximo, os participantes do Projeto Futuro e Vida, espalhados pelo mundo afora, para despejar nas almas dos jovens, sementes de Santidade, de Amor a Deus, para que cresçam sustentados na virtude. Quer dizer, os Arautos do Evangelho, fazem para os jovens assistentes do “Curso de Férias” uma série de Reuniões Formativas, utilizando-se para tal, de teatros, músicas, passeios, e Missas celebradas para os jovens que lá se encontram.

           Neste ano de 2017, o “Curso de Férias” se deu nos dias 16 à 20 de Janeiro: Quatro dias de intensas atividades. Lá estavam jovens de vários países: Brasil, Paraguay, Peru, Índia, Equador, Chile, Sri Lanka, Moçambique, Canadá, Espanha, Portugal, e inclusive a Holanda!

Confira as fotos e um pequeno vídeo, mostrando algumas das várias atividades realizadas nessa viagem: