Uma dúvida bastante frequente de muitas pessoas é a respeito do grande medalhão que os Arautos portam sobre o lado esquerdo de seu peito. O Que significa?

Nele, estão presentes três devoções, três pilares que são inerentes a espiritualidade dos Arautos e sustentam a Fé Católica; Maria Santíssima, a Eucaristia e o Papado, representado pelas Chaves Pontifícias abaixo do brasão. Essas três colunas são de grande importância, de tal forma que, na ausência de uma delas, a nossa fé se mingua, se esvanece, se tornando irrazoável e incompreensível até por fim, se apagar totalmente.

Em ordem de importância; a Eucaristia, o Santíssimo Sacramento do altar. Por ser em substância, o Próprio Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor, sua importância é de um valor incalculável, sobretudo no que diz respeito a nossa salvação eterna. “Quem come a Minha Carne e bebe o Meu Sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no ultimo dia. (Jo 6, 54)” ou seja, a comunhão se faz uma condição necessária para a salvação de cada homem, por isso, é grande bem comungar sempre e o maior número de vezes possível.

Menino Jesus indicando Nossa Senhora

Logo em seguida, Nossa Senhora. Ao contrário do que muitas pessoas carentes em instrução religiosa possam imaginar, a devoção a Maria não diminui em nada e tão pouco afasta da devoção a Nosso Senhor, antes, ela se intensifica e fortalece, sendo um meio seguro de nos dirigirmos a pessoa d’Ele, uma vez que Ele próprio quis entrega-la a nós como Mãe na pessoa de São João Evangelista. Muito sábias são as palavras de São Luís Maria Grignion de Montfort a esse respeito em seu Tratado: “Deus quis vir a terra por meio de Maria, e é por meio d’Ela que Ele quer reinar sobre a terra”.

A Sabedoria repousa sobre os braços de Maria Santíssima

 Ai de nós se não fosse Nossa Senhora! Quem aplacaria a Justa e Divina Cólera vinda dos Céus pelos inúmeros pecados cometidos a cada minuto se não fosse Ela? Quem seria nossa medianeira e advogada junto a Nosso Senhor? Quem derramaria rios de Graças sobre a terra pela conversão dos pecadores e santificação das almas? Ela nos é portanto, necessária para olhar, falar, amar, agradar e servir a Deus em todas os momentos e ocasiões.

São Pedro recebendo as chaves

Em terceiro, o Papa, o Sumo Pontífice. “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: Tudo o que ligares na terra será ligado no Céu, tudo o que desligardes na terra será desligado no Céu. (Mt 16, 18-19)”. Nosso Senhor o colocou como chefe de sua Igreja, ele é portanto, seu embaixador e representante, de maneira que, aquele que despreza e não ama o representante, também despreza e não ama aquele que é Representado. Dessa forma, devemos total obediência a Santo Padre. Ele é o ponteiro pelo qual todos os relógios se acertam, sendo assim, a fidelidade ao Papado um fator essencial para se caminhar nas vias do Bem e da Verdade.

A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos

Em nosso símbolo, esses três pilares estão rodeados por labaredas de fogo, representando este anseio de que venha o quanto antes o Santo Paráclito, em uma nova descida do Espírito Santo que renove e santifique toda a humanidade, prece que a Santa Madre Igreja tem elevado aos Céus ao longo de séculos; “Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra (Cf. Ps 103, 30)”.

Destacam-se em meio a essas chamas as iniciais “E.P” – Evangelii Præcones – Arautos do Evangelho em latim, nome que faz menção a passagem da Escritura que diz: “Ide por todo o mundo e a todos pregai o Evangelho (Mc 16, 15).

Fica assim descrito esse brasão sumamente Católico. Essas devoções não são restritas aos Arautos, antes, esse brasão é um símbolo que qualquer cristão batizado poderia usar sobre seu peito, mas sem sombra de dúvida, muito mais importante que leva-lo consigo, é a pessoa possuir o amor por tudo o que esse medalhão representa de forma acessa e flamejante, ardendo em seu coração.

Texto: Andrey Santos

Fotos: Arquivo Fotográfico Arautos do Evangelho