No dia 5 de Outubro, foi realizado na Igreja São José, mais uma devoção reparadora dos primeiros sábados. Uma concretização de um pedido feito por Nossa Senhora em Fátima, que só em Campo Grande fazem mais de 15 anos. A Santa Missa foi celebrada pelo Revmo Pe. Marcos Faes, EP dos Arautos do Evangelho.

É uma ocasião de muitas graças, onde vários fiéis após concluírem a sequencia de cinco primeiros sábados voltam para agradecer as graças recebidas. Além do mais é uma oportunidade dos mais jovens poderem ajudar na liturgia aplicando o que aprenderam nas aulas de música oferecidas pelo Projeto Futuro & Vida. Não é preciso descrever grande contentamento dos pais, que orgulhosos vêm prestigiar seus filhos e pedirem a Nossa Senhora que os cubra com sua proteção.

A devoção dos primeiros sábados inicia-se com uma breve medição sobre algum mistério do rosário. Em seguida começa a recitação do terço. Antes da Santa Missa, para incentivar os participantes é realizado o sorteio de uma pequena lembrança para as crianças, também de um quadro de Nossa Senhora para os adultos, e por fim, é sorteada a pessoa que terá a imensa graça de cingir a Nossa Senhora com a coroa no fim da celebração Eucarística.

Venha também participar dessa devoção, o próximo primeiro sábado será dia 2 de Novembro, na Igreja São José na Rua Pedro Celestino, 1446 no Centro às 17:00h.

Como praticar a devoção dos Cinco Primeiros Sábados

Na terceira aparição, em Fátima, a 13/7/1917, a SSma. Virgem anunciou que viria pedir a comunhão reparadora nos primeiros sábados”. Mais tarde, a 10/12/1925, quando a Irmã Lúcia já estava na Casa das Dorotéias, em Pontevedra, na Espanha, Nossa Senhora apareceu-lhe de novo. A Seu lado via-se o Menino Jesus, em cima de uma nuvem luminosa:

“Olha, minha filha – disse-lhe a Virgem Maria – o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado:

– se confessarem,

– receberem a Sagrada Comunhão,

– rezarem um terço e

– Me fizerem quinze minutos de companhia meditando nos mistérios do Rosário com o fim de Me desagravar

– Eu prometo assisti-los na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.”

A Confissão

No dia 15 de fevereiro de 1926, apareceu-lhe de novo o Menino Jesus. Perguntou-lhe se já tinha espalhado a devoção à sua Santíssima Mãe. A Irmã Lúcia apresentou a dificuldade que algumas almas tinham de se confessar ao sábado, e pediu para ser válida a confissão de oito dias.

“Sim, pode ser de muitos mais ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça, e que tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria”

Por que cinco sábados

Esta pergunta, levantada por muitos, também a fez a Irmã Lúcia a Nosso Senhor, que assim lhe respondeu:

“Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria.

1ª. As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;

2ª. Contra a sua virgindade;

3ª. Contra a maternidade divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-La como Mãe dos homens;

4ª. Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;

5ª. Os que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens”.

(Cfr. Memórias e Cartas da Irmã Lúcia, Porto, 1973).