Segundo a Wikipédia “Ditado é a expressão que se mantém imutável através dos anos, constituindo uma parte importante de cada cultura.” Mas vemos que muitas vezes que nas definições não estão contidos todos os seus sentidos.

Todos nós já ouvimos dizer a frase acima escrita… Mas poucos sabem quão profundo significado possuem esses dizeres, sobretudo na atmosfera sobrenatural.

Ao analisarmos por exemplo uma ave, tomemos um Bem-te-vi, ninguém jamais ouviu dizer que esse pássaro tenha “desafinado” ao entoar o seu canto. A que se deve isso?

Uma resposta, um tanto infantil a primeira vista, seria de que essa ave pratica sua arte musical todos os dias, tornando-se assim, um exímio cantor.

Meu caro leitor deve estar se perguntando: “Nossa, pensei que fosse ler algo interessante, ou ao menos, uma coisa séria…” A esses pedimos que não abandonem o texto, confiram o que ele tem a lhes dizer…

Tomemos agora a andorinha, ave dotada de grande habilidade e senso de direção, sempre executa suas manobras com singular precisão, nunca perdendo o equilíbrio ao executar o seu pouso, gerando assim em seus assistentes, grande encanto e entusiasmo.

A prática leva a perfeição?

Um grande músico por exemplo, um violinista, graças aos anos de esforços buscando burilar, aveludar e aperfeiçoar o seu som, consegue executar concertos que atingem o âmago da alma do ser humano, produzindo assim os mais diversos sentimentos e emoções.

Mas, se a verdade é assim no que diz respeito ao campo natural; nos animais em suas faculdades instintivas, ou nos homens, em suas faculdades intelectivas, muito maior sentido tem esse dito no que diz respeito à vida espiritual de cada homem.

          “Sede perfeitos como vosso Pai Celeste é Perfeito” (Mt 5:48). Esse sublime preceito deixado por Nosso Senhor Jesus Cristo, nos convida a sermos nessa terra, imagens de nosso Criador.

Temos aqui então, esse dever de fazer reluzir a Luz de Nosso Senhor Jesus Cristo em nós, para que “Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).

Mas… como fazer isso?

          “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (Jo 14:21)

Ou seja, aquele que cumpre os mandamentos e se mantém firme na prática da virtude, esse verdadeiramente ama a Deus e atinge a perfeição. A prática das virtudes leva a perfeição.

E o que vem a ser uma virtude?

Mons. João Clá Dias nos diz que, para adquirir força nos braços, é necessário realizar exercícios, levantar pesos e etc, para sermos santos, ou seja, atingir a perfeição, não basta apenas fazermos um ou outro ato bom, é necessário fazer com que eles se tornem um hábito, um costume, ou seja, uma virtude.

Uma pessoa que reza um terço por ano deixa de fazer um ato bom? É claro que não, mas seria errado dizer que ela pratica uma virtude, pois para isso, é necessário haver uma constância na prática de atos bons.

Dessa forma, vemos que esse ditado, fruto de grande e insigne inspiração, tem presente em si um grande ensinamento, como ser aquilo que devemos ser; imagens perfeitas de Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

De fato, a prática leva a Perfeição.

Texto: Andrey Santos